sábado, 13 de fevereiro de 2010

A Família e o Dálmata


O Dálmata é um cão amigável e terno. É de confiança, muito meigo e sensível. Percebe com facilidade o estado de espírito dos seus donos através do tom de voz. Os seus bons sentimentos estendem-se aos amigos dos donos, de quem acaba por se tornar igualmente amigo. Por outro lado não esquece algo de mau que lhe façam – retrai-se e fica triste.

O Dálmata não tem medo e protege a sua família se pressentir o perigo. No entanto, não é agressivo. Em casa, dá sinal quando alguém bate à porta. Se em pequeno tiver tido pouco contacto com pessoas ou se tiver sido educado com rigidez mostra-se tímido e inseguro. Por ser um cão alegre é frequente vê-lo a RIR para o dono ou para pessoas de que ele goste. Adapta-se com facilidade à casa e comporta-se de forma tranquila; é o cão ideal para estar em casa, porta-se bem e é extremamente limpo. O seu pêlo curto e fácil de manter permite-lhe estar sempre elegante, não cheirando mal quando está úmido.
Por norma é um cão sossegado.


O Dálmata adora viajar de automóvel, quando for de férias leve-o consigo – não se esqueça que deverá ir atrás, de preferência com uma rede de protecção e com cinto de segurança. Não o deixe incomodar o condutor ou andar de um lado para o outro, pois isso poderá provocar um acidente. O cão tem de aprender a comportar-se como qualquer outro “passageiro”. Apesar de gostarem de andar de automóvel, alguns enjoam depressa. Quando tal acontecer, pare o veículo para o cão apanhar ar e mexer-se um pouco – antes de viajar peça ao veterinário um medicamento para o enjoo.


O primeiro dia na casa nova




Afastado dos seus irmãos e da mãe, é certamente muito difícil para o cãozinho. Na maior parte das vezes, são necessárias várias noites até que se habitue à sua nova casa e donos.

Depois de deitar o cachorro não se vá logo embora, fale com ele com um tom “doce” para o reconfortar e faça-lhe festas até ele se acalmar.



Deverá tentar evitar a excitação natural de se ter um novo membro na família, o que nem sempre é fácil, especialmente quando há crianças.



O Dálmata é um cão bastante adequado para viver com crianças. Gosta de brincar e é muito meigo no seu contato com elas. Adora as festas que recebe dos membros mais pequenos da família.



As crianças beneficiam muito com a companhia de um cão, sentem-se protegidas, contam com um amigo para brincar, incansável e de confiança sólida. Para um filho único um cão significa não só brincadeira, mas também um ouvinte de todos os seus segredos. Apesar do cão não conversar é um bom ouvinte.



O cão nunca recusa companhia ou ajuda a uma criança, está sempre presente para animar.


É conveniente que o cão tenha contato com pessoas e outros animais desde cedo e que desses encontros resultem boas experiências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário